Extraordinário (Resenha)

R. J. Palacio


ISBN-13: 9788580573015
ISBN-10: 8580573017
Ano: 2013 / Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca


O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Sinopse: Skoob


Status:  “Encantada” pelo August Pullmam ou simplesmente Auggie.  Gostei muito da linguagem literária, do livro. Cada personagem, narra, de que forma  conheceu, o Auggie, qual a primeira impressão,que tiveram  ao se deparar, com um garoto que tinha uma síndrome genética. que fazia dele uma pessoa diferente das outras. E como a família e os amigos conseguiram superar as diferenças.


Foi estimulado por todas essas pessoas que August, superou seu jeito, negativo de viver.   E se tornou um garoto extraordinário, que ensinou a todos que: ” Todo  o  que é  nascido de Deus vence o mundo”.

 August é um garoto extraordinário, que é muito fã de Star Wars, adora a festa de Halloeween. tem uma cachorrinha de estimação chamada Daisy e também é muito bem humorado.

Auggie um garoto de 10 anos que nunca tinha  frequentado , uma escola regula.

 “As pessoas acham que não fui á escola por causa da minha aparência, mas não é isso.É por causa das vezes que fui operado. Vinte e sete vezes desde que nasci”   

 

Frases do Agust que o revela como um pessimista :


“A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga desta forma”.

 “Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu”.

O relato, mais emocionante, foi o da Olívia ou (Via ) como é carinhosamente chamada  a irmã do August, por ele, e por toda família e amigos.  Foi um relato sincero e verdadeiro sobre, os receios e os preconceitos, que também existiam dentro dela. Ela se sentia muitas vezes dividida, em si mesma. Ela amava o irmão,mas ficava muito incomodada por ter, sido muitas vezes,deixada de lado pelos pais, quando August nasceu:  egoísmo?  ciúme? preconceito?. Tudos estes sentimentos, com passar do tempo foi sendo trabalhado e superado por Via.

August é o Sol, Eu a mamãe e o papai giramos em volta dele. O restante de nossa família e de nossos amigos são asteroides e cometas flutuando ao redor dos planetas que orbitam o do Sol.  (pg 84).

  

A mamãe e papai sempre disseram que eu era a menininha mais compreensiva do mundo. Mas a questão é que eu apenas entendia que reclamar não adiantaria nada. Eu vi August depois das cirurgias : seu rostinho inchado e enfaixado, seu corpinho cheio de cateteres e tubos para mantê-lo vivo. 

Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça na escola. (Pg 84).

O que mais incomodava a Via era a maneira como as pessoas olhava pra o irmão. Porque as pessoas olhavam pra ele de forma  tão  estranha? Isso creio que não seja vergonha, ou preconceito, é amor de irmã que só queria que o irmão fosse naturalmente olhado, admirado e reconhecido, não por sua aparência anormal. Mas por ser um garoto, maravilhoso cheio de qualidades, e capaz de realizar, muitas coisas. Normalmente como qualquer outra pessoa.

Não é fácil, superar os olhares preconceituosos.Eles humilham, diminuem as pessoas.

Por mais que a sociedade evolua, preconceito é algo que habita naturalmente em nos. O preconceito é individual, e só pode ser superado, quando ele é encarado de frente.  Como? se aproximando de quem é diferente, conversando, e ás vezes até fazendo  perguntas delicadas. De um jeito mais delicado ainda. As pessoas especiais, não são de vidro, intocáveis,ou santas. São pessoas normais, tão normais na essência, como  qualquer outra pessoa. 

 O que diferencia uma pessoa com deficiência, de uma pessoa normal ? é o nível de preconceito que existe, na cabeça de cada pessoa. 

Os amigos de Augguie, encurtaram essa distância entre o preconceito e o conhecimento.  e aos poucos foram construindo uma linda amizade. Tenho plena certeza que esse livro não é apenas uma história, bonitinha, ele  é uma auto biografia de muitas pessoas ou porque elas são um pouco semelhante ao August ou porque, se tornaram amigos de um  pessoa especial e rompendo  a barreira do preconceito. Encontram um amigo EXTRAORDINÁRIO. 

 

Feliz de quem é olhado além da aparência. Muito mais feliz é que enxerga além do que a aparência é capaz de revelar”

Escrito por:     Bia Oliveira 




 Imagem: internet

Frases que ilustra, cada capítulo do livro:

 

August parte 1 

 A fatalidade sorriu e o destino gargalhou quando ela se debruçou no meu braço…

-Natalie Merchant, “Wander” 



Via parte 2 


Bem lá do alto o planeta terra é azul. E não há nada que eu possa fazer.


– David Bowie “Space Oddity” 


Summer parte 3 


Você é lindo, não importa o que digam palavras não podem derrubá-lo. Você é lindo de todas as formas. Sim, palavras não podem derrubá-lo. 

– Christina Aguilera, “Beautiful”

Jack parte 4 

Agora, esse é o meu segredo. É  muito simples. Só se pode enxergar direito com o coração. O essencial é invisível aos olhos. 

– Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno Príncipe 

Justin Parte 5 

Ás vezes acho que minha cabeça é tão grande porque é muito cheia de sonhos, 

– John Merrick, em O homem elefante, de Bernard Pomerance 

August parte 6 

Que obra-prima é o homem! quão nobre na  razão! quão infinito na capacidade! como é expressivo e admirável na forma e nos movimentos! nas ações parece um anjo! na apreensão é como um deus! 

a beleza do mundo!…  


-Shakespeare, Hamlet 


Miranda parte 7 


Eu esqueci que podia ver tantas coisas lindas. Eu esqueci que podia precisar. Descobrir o que a vida poderia trazer. 


– Andain, “Beautiful Things”


August parte 8 


Você vai chegar ao céu voe…linda criança. 


– Eurythmics, Beautiful Child

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s